A palavra Fitoterapia vem do grego phytos= planta e therapeía=terapêutica.
Os termos fitoterapia e fitoterápicos foram concebidos pelo medido francês Henri Leclerc (1870-1955). Segundo ele, fitoterápicos são drogas exclusivamente derivadas de plantas, a planta inteira ou seus extratos, e são usados com o propósito de cura.
Princípio geral da fitoterapia
A planta inteira oferece um leque terapêutico bastante amplo, graças a seus diferentes componentes que harmonizam sua ação. É por essa razão que estabeleceu-se uma relação de equilíbrio e adaptação mais tranqüila e harmoniosa entre o ser humano e seu meio ambiente.
A partir do século passado, os progressos científicos, notadamente na química, permitiram analisar, identificar, separar os princípios ativos da planta, cujo conjunto é denominado TOTUM. Foi assim que os alcalóides excitantes e as escopolaminas fortemente sedativas foram extraídos de plantas para entrarem na composição de medicamentos modernos. No entanto, quando separa-se o princípio ativo de seu TOTUM, deixa-se definitivamente o princípio fitoterápico e transforma-se o nível de ação do medicamento.
O princípio ativo isolado torna-se mais potente e seletivo, mas, em geral, acompanhado de efeitos colaterais não desejáveis.
A fitoterapia, ou terapia pelas plantas, apresenta sistemas de cura diferentes, destacando-se: Medicina Chinesa, Ayurvédica ou Indiana e a Fitoterapia Européia.
O principal objetivo de todos esses sistemas de cura que utilizam os efeitos terapêuticos das plantas é estimular os processos metabólicos que ajudam a manter o estado de equilíbrio denominado “saúde”.
A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 80% da população mundial usa fitoterápicos como tratamento básico de suas doenças. Nesse tratamento, utiliza-se desde plantas medicinais frescas recém-colhidas pelas populações rurais até medicamentos fitoterápicos elaborados pela avançada industria farmacêutica.
O predomínio dos medicamentos de síntese química, principalmente a partir do início do século XX, vem, de certa forma, cedendo espaço à Fitoterapia, terapêutica predominante dos primórdios da humanidade até a descoberta da síntese química de medicamentos.
Hoje em dia, a eficácia comprovada e os benefícios incontestáveis da fitoterapia permitiram seu retorno à nossa vida cotidiana.
(Guia de produtos Herbarium, 1ª edição, Editora Sépia, 2003)
Endereço:
Rua Vidal Ramos, 130 - Centro
CEP 88010-320 - Florianópolis - Santa Catarina
Fone: (48) 3222-6481 - Fax: 3223-7112
[
mapa de localização ]
[ página anterior ]